Receita - Kvass de morango (refrigerante natural)

 

Imagem de Photo Mix por Pixabay

                                                                                            Imagem de Photo Mix por Pixabay

🍓🍓Olá pessoal!🍷🍷

Eu aprendi uma nova receita do livro que eu ainda estou lendo, "Fermentação Selvagem", do Sandor "Kraut". Eu adorei essa bebida fermentada, a fermentação é forte e vale a pena fazer. Para o kvass de morango você vai precisar:

🍓 1 caixa de morangos;

🍓 1 pote de vidro de 1 litro;

🍓 1 colher de sopa de um starter (soro de kefir, líquido do chucrute, ginger bug, suco do tepache de abacaxi, mel fermentado com o alho etc. é opcional)

🍓 850 ml de água mineral (sem cloro);

🍓 5 colheres de sopa de açúcar (mascavo, côco ou cristal orgânico); e

🍓 1 garrafa pet de 1,5 litros.


🍷🍷 Modo de preparo 🍷🍷

Após lavar e higienizar os morangos, coloque-os no pote de vidro (pode ser inteiros, sem o topo e as folhas ou pode ser cortados em cubos, sem as folhas), mas guarde o topo com as folhas de morango, porque você pode aproveitá-los para fazer um vinagre (vou ensinar aqui no blog). Acrescente a água misturada com o açúcar e tampe o pote (se for tampa de rosca, deixe a tampa frouxa ou cubra com um pano limpo com elástico, essa fermentação é forte). Deixe fermentar por 3 dias para ativar as leveduras. Após 3 dias, coe o líquido e transfira para uma garrafa pet para a 2ª fermentação.

🍓🍓Importante🍓🍓

Coloque um pesinho no pote (pode ser um potinho de vidro pequeno ou um plástico de sacolé com água), para que os morangos estejam submersos na água com açúcar e não formem bolor ou mofo na superfície. Não jogue fora os morangos fermentados, você pode fazer geleia ou incluir em vitaminas.

🍷🍷 2ª fermentação 🍷🍷

Coloque o líquido fermentado na garrafa pet (você pode coar ou não, é opcional) e feche hermeticamente a tampa e deixe fermentar por 24hs. Na segunda fermentação, você pode acrescentar um suco de sua preferência, um chá de gengibre ou nada. Após a fermentação, guarde na geladeira, mas abra a garrafa aos poucos, pois a pressão da bebida é forte.


Fontes consultadas:

Livro "Fermentação Selvagem", Sandor Elix Katz, Editora Sesi.




Comentários